segunda-feira, 7 de junho de 2010

O Livro de Eli (The Book of Eli, 2010)

Por Bruno Kortz @blogcinefat

Sinopse Oficial: Eli (Denzel Washington) é um guerreiro solitário que sobreviveu a um não muito distante futuro pós-apocalíptico. Sua missão é atravessar os EUA para conseguir passar adiante conhecimentos que podem ser a chave para a redenção do planeta, escritos em um misterioso livro.

Este filme tem uma caracteristica peculiar: sua fotografia e ambientação, para nos mostrar o período caótico em que Eli está inserido os irmãos Hughes (do filme Do inferno) usam poucas cores, dando aos espectadores quase sempre a impressão de estar vendo um filme monocromático; Também não sabemos em que data realmente se passa, mas sabemos que a humanidade de alguma maneira não soube aproveitar o que tinha a sua disposição.
A atuação de Denzel Washington também está bastante interessante, talvez a mais arrebatadora desde Training Day, principalmente porque o personagem é muito rico e instigante pois é um sujeito provido de uma fé inabalável e ao mesmo tempo de um instinto sanguinolento bem interessante com sua faca afiada e arco e flecha certeiros, contradições que eu particularmente gosto tanto de ver no cinema.
Com alguns minutos de filme fica claro com qual livro estamos lidando, a Bíblia Sagrada, ou melhor, seu último exemplar restante no planeta após os incidentes da guerra que abriram um buraco no Céu, citados no filme por Eli como o “Flash”.
Outra coisa muito legal do filme é de que em nenhum momento os diretores e roteiristas precisaram ficar esmigalhando em detalhes o que aconteceu no mundo,qual foi a causa da citada “guerra”, nenhum personagem explica o que realmente aconteceu, ficando a cargo do espectador e sua imaginação, refletir sobre a história e imaginar o que aconteceu.
Através da fé, Eli sabe que tem um destino, deve proteger o livro a qualquer custo e levá-lo sempre em direção ao sol, mesmo que leve o tempo que for necessário, mas no seu percalço está sempre o ambicioso Carnegie (o ótimo Gary Oldman), que vê no livro uma arma, como ele mesmo diz, para ter mais controle, nos poucos e sedentos cidadãos que ainda restam em seu sujo vilarejo.
Tirando um ou outro exagero, pois se tratando de uma produção de grande porte com um astro Hollywoodiano, exageros são necessários: como um velho carregado de armamento pesado no meio do nada, porém, uma sequência de ação frenética e muito bem filmada!
Mas nada que tire o brilho final do Filme.

Enfim, O Livro de Eli, definitivamente, tem um enredo cheio de ação e mexe com temas como fé, religião, política e poder, além de muitas surpresas, com certeza é um prato cheio para se ter aquela boa discussão depois do filme e por que não, uma bela ferramenta para conscientização.

Confira o Trailer e Aproveite!

4 comentários:

  1. Post sobre filmes novos!! E criem tags sobre tipos de filme, tipo comédia, seriados, ação e etc...

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Renato trabalharemos bastante para adequar o Cinefat para suas expectativas... continue conosco! abraços @bkortz

    ResponderExcluir
  3. Muitíssimo parabéns aos dois criadores do blog. Ficou show! Q orgulho!! Hehe. Apesar de fazer mtoo tempo q não assisto a filme algum (não tenho mais qm baixe pra mim! rs), podem ter certeza q vou ficar atenta aos pots pra ver quais me interessam e volto a ser uma cinéfila tb! KKK. Bom Trabalho! Bjs

    ResponderExcluir