terça-feira, 27 de julho de 2010

Cães de Aluguel (Reservoir Dogs, 1992)

Por Bruno Kortz - @bkortz

Para começarmos a falar desse filme, precisamos contar uma breve história sobre a vida de Quentin Tarantino, que a partir desse filme se tornou um dos diretores mais cultuados ultimamente, imprimindo um estilo ímpar na execução de seus filmes.

Tarantino

Nascido no estado do Tennesse nos EUA, Tarantino era um garoto Nerd, fanático por filmes, em uma família que tinha fortes laços na arte: como o pai que era ator e musico, e, futuramente o padrasto também musico. Em 1984 começou a trabalhar em uma vídeo locadora como balconista, paralelamente, escrevia roteiros e estudava atuação. Nessa locadora começou a ter contatos que futuramente lhe serviriam de parcerias e o ajudariam a alcançar o estrelato.

Logo escreveu dois roteiros que tiveram certo sucesso na mão de outros diretores: Amor a queima roupa e Assasinos por natureza.

Com o sucesso batendo sua porta, logo dirigiu seu primeiro filme com a ajuda de um de seus antigos e fiéis parceiros, o ator Harvey Keitel, que além de produzir, estrela o ótimo Cães de Aluguel.

Sinopse:. Conta a história de um grupo de ladrões contratados para fazer um roubo a uma joalheria. Os membros deste grupo não se conheciam e era ordem que não passassem nenhuma informação pessoal entre eles, nem mesmo o nome, pois, no caso de algum ser eventualmente descoberto, a polícia não teria como chegar aos outros. Sendo assim cada membro do grupo recebia o nome de uma cor. Porém no dia do assalto algo errado acontece. A polícia invade a joalheria no momento do roubo e fogem. Suspeitam então que entre eles existe um policial infiltrado, mas como ninguém se conhece, o espião pode ser qualquer um.



O Filme

Cães de aluguel começa de maneira diferente. Os 6 assaltantes durões discutindo o significado da musica Like a virgin, de Madonna, os assaltantes são conhecidos pelo apelidos: Mr. White (Harvey Keitel), Mr. Orange (Tim Roth), Mr. Blonde (Michael Madsen), Mr. Blue (Edward Bunker), Mr. Brown (Quentin Tarantino) e Mr. Pink (Steve Buscemi).

Apenas nessa primeira cena já se percebe o estilo de Tarantino, as irreverências e mudanças que dificilmente eram vistas no cinema. Depois o filme já pula para uma corrida frenética com dois integrantes fugindo e um deles, Mr. Orange (numa interpretação incrível de Tim Roth, sofrendo como nunca) machucado, após ser baleado no assalto aramado pela trupe

Eles tem esses nomes, pois o contratante do serviço, Joe Cabot, recomenda que para se ter sucesso eles não saibam os nomes verdadeiros, caso algo dê errado.

O filme mostra toda a história de maneira não linear, não existe uma sequência correta entre os fatos e os acontecimentos, porém a atuação do sexteto, faz com que cada dialogo seja intrigante e bem articulado.



Tarantino consegue extrair o melhor de cada personagem, com destaque para Michael Madsen que interpreta com maestria o Mr. Blonde, principalmente na cena em tortura um policial. Apesar de grotesco e desesperador, a cena é ótima! Talvez essa seja a principal marca do diretor: fazer o repulsivo ser aceito com ares de graça de uma maneira que choque o espectador. Nesse caso a trilha sonora é fundamental.

O filme todo é enigmático e cheio de intrigas, mas sempre nos surpreendendo. No final, uma conclusão que acaba com um famoso clichê de filmes de ação: a famosa trinca de atiradores que tem uma arma na cabeça do outro, com a possibilidade de disparo.

Trilha sonora perfeita,extrema violência com sangue em excesso, diálogos fortes e bem criativos, e uma das maiores coleções do palavrão fuck já ditos no cinema, montam esse como o primeiro clássico do cinema nas mãos de Quentin Tarantino.

Vejam o trailer:

 
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