segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

MIssão: Impossivel 4 - O Protocolo Fantasma

Por Bruno Kortz - @bkortz

Sinopse: Acusado pelo bombardeio terrorista ao Kremlin, o agente Ethan Hunt é desautorizado junto com o resto da agência quando o Presidente dá início ao ´Protocolo Fantasma´. Deixado sem qualquer recurso ou apoio, Ethan tem que encontrar uma maneira de limpar o nome de sua agência e prevenir um outro ataque.


Todos os filmes da franquia M:I, sempre foram marcados pelos seus exageros, desde as menores situações até as maiores tramas eram resolvidas com super explosões e “gadgets” super tecnológicos, que, em meu nome digo, chegavam a irritar. O fato de serem filmes extremamentes “forçados” conseguiam gerar ao mesmo tempo amor e ódio entre a audiência.
M:I 4, continua com a mesma premissa, porém com uma pegada diferente. Talvez a era tecnológica em que vivemos faça com que as coisas sejam mais aceitáveis e reais, pois, a velocidade da tecnologia permite-se hoje que façamos muito mais coisas que fazíamos a 1, 2 ou 5 anos atrás, ou alguém duvida que possamos (ou poderemos se quisermos)  controlar explosivos e ambientes através de um tablet qualquer?
O filme começa com um resgate de Ethan de uma prisão russa, num bem arquitetado golpe pela sua nova equipe. Quando você pensa em se perguntar o porque do mais famoso agente da IMF estar preso, simplesmente não há mais tempo para respirar, pois, o filme começa de uma maneira intensa e começa a percorrer destinos mais inusitados como a própria Rússia, com atentados ao Kremlin, Dubai,  Mombai na India e EUA.
Tom Cruise filmando no Burj Khalifa.
A cena em Dubai, no edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa (828 metros de altura), é sensacional e totalmente angustiante, no trailer podemos ter uma ideia do que Ethan Hunt passa por lá. Aqui aproveito para avisar as pessoas que puderem assistir em IMAX, nos poucos cinemas que temos no Brasil, garanto que será uma experiência vertiginosa.
Um detalhe: Nas cenas em Dubai, Cruise, no auge dos seus 50 anos, não utilizou dublês. Impressionante!
A perseguição aos terroristas russos (sempre eles!) que planejam um ataque nuclear mundial que percorre o mundo se sustenta muito bem, cheia de reviravoltas e segredos entre os integrantes da equipe e seus inimigos. Inclusive os clichês românticos tão simples de serem reconhecidos no começo do filme, aqui é trabalhado de forma totalmente diferente.
Uma escolha importante dos Produtores (entre eles o próprio Tom Cruise), foi a escolha de Brad Bird como diretor. Famoso por suas animações como: Os Incríveis e Ratatouille, faz aqui um trabalho muito interessante, com pitadas de humor mais notáveis e um ritmo diferente dos filmes atuais no cinema de ação.
Um Tom Cruise amadurecido, como ator e produtor, que sabe escolher bem a equipe com quem trabalha. Isso é o que mais podemos perceber, pois, em M:I 4, esta armada a reinvenção da série, principalmente com a inclusão de Jeremy Renner, interpretando o misterioso agente Brandt. Além da linda Paula Patton e do engraçado ator inglês Simon Pegg.  Se a idéia era recolocar a série nos trilhos para novas aventuras, definitivamente, eles conseguiram. Que venham mais missões, explosões e tantas coisas mais...
A nova equipe IMF.
Essa critica se auto destruirá em 5 segundos........ ahh essa clássica referencia aos equipamentos que se destroem após seus recados continua aparecendo, porém,  “zombando”da alta tecnologia, aqui temos um orelhão velho e enferrujado que precisa de uma mãozinha para se autodestruir!


Em IMAX ou não vejam Missão: Impossível 4 Protocolo Fantasma... vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário